Banco BIC

Pesquisa

OK

BIC Agro

27.07.2018

NOVO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO À ECONOMIA ANGOLANA

Após 7 anos de vigência, em que contribuiu de forma significativa para o crescimento da economia angolana, Programa Angola Investe, chegou ao fim.
O Banco BIC, aprovou 78 projectos com um valor global de financiamento na ordem dos 50,0 biliões de Kwanzas, correspondendo a cerca de 330,0 milhões de USD.
Agora é o PAC (Projecto de Apoio ao Crédito) que substitui o Angola Investe.
O PAC, como parte integrante do PRODESI (Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações) definiu um conjunto de 54 bens essenciais que serão apoiados pelo Governo, sejam produtos ligados ao sector primário da economia, agricultura, pecuária e pescas, seja o apoio à indústria nacional de cimento e complementos, do vidro, dos papéis tissue (higiénico, guardanapos, fraldas, etc.), cervejas, sumos, águas e detergentes.
A concessão dos benefícios do PAC, pretende assegurar financiamentos a empresários capacitados para gerir os seus projectos com credibilidade

Quais são os benefícios que o PAC oferece aos empresários?

Taxa de 7,5% (comissões bancárias incluídas) um valor equivalente até ao montante de 2% do Activo Líquido do balanço do ano anterior da empresa requerente.
O prazo do financiamento pode chegar aos 8 anos e a carência até 3 anos
Manutenção da Garantia Pública a ser emitida pelo FGC, que pode chegar até 75% do valor financiado, mantendo-se a comissão de 2% ao ano a favor do FGC, debitada mensalmente.
Adicionalmente, caso o empresário o pretenda, pode solicitar ao Governo apoio através da participação de um Fundo de Capital de Risco, o FIDE, onde é possível ter o Fundo como sócio durante determinado prazo e assim financiar 10 a 30% do capital a investir.
Durante o prazo de maturidade do financiamento bancário, o BDA (Banco de Desenvolvimento Angolano) que será parte integrante dos contratos, vai financiar o pagamento dos juros em até 75%, o que vai obviamente facilitar o esforço financeiro dos projectos e ajudar na liquidação dos financiamentos. Durante esse período, o nosso cliente não paga nada ao BDA.
O prazo concedido ao banco para aprovar uma operação de financiamento e solicitar a garantia pública, é agora de 45 dias.

BANCO BIC,SA © 2010